quinta-feira, 18 de abril de 2013

Barbaridades de inimputáveis


Mário Soares

FOSSE DITO NA AMÉRICA SOBRE KENNEDY...
OU POR CÁ SOBRE VULTO DE ESQUERDA... 

"O governo está morto e tem de se ir embora antes de uma fatalidade. O Presidente Cavaco Silva devia lembrar-se da história do século XX. Por muito menos que isto foi morto D. Carlos, o que chamava ao seu país a “piolheira”...

"Quando não há dinheiro não se paga. É uma evidência. Foi o que se passou com a Argentina e nem por isso o povo ficou pior. As dívidas que temos são tantas que não poderemos pagar."
"Se soubermos dizer que não pagamos, os portugueses darão um suspiro de alívio. A pobreza e o desemprego começarão a desaparecer. É preciso é não termos medo de o dizer, com coragem e altivez."
"A troika é o maior inimigo do País. É dirigida melos mercados usurários. Funciona como se fosse dona de Portugal e nos quisesse arruinar como estado-nação. Algo inadmissível para o estado mais velho da Europa."
"Temos um governo sem ideias nem convicções, que faz só o que a troika lhe manda. É um governo moribundo, que paralisa o país e ainda não compreendeu que é odiado pela esmagadora maioria dos portugueses."
"É verdade que não defendo a realização de eleições. No estado actual só virão complicar e não resolverão nada. E também não me parece que o Presidente da Repúblico esteja disposto a demitir o Governo. Mas vai ser obrigado a tomar posição."
"Agora é tarde para juntar o PS a PSD e CDS no governo. O Presidente devia ter pensado nisso quando o governo injuriou e humilhou o PS, de todas as maneiras." 
"O essencial para salvar a União Europeia e o euro é repor os mercados usurários a obedecer aos estados, e não o contrário. Se assim for não corremos o risco de sair da moeda única."
"Não há duas europas, há uma. E sempre vi a Europa como um conjunto de estados solidários entre si e em igualdade. Por isso, nem a Grécia está à beira do caos."
"Os estados não se avaliam pelo dinheiro que têm, mas sim pela sua história e pela sua gente. Nesse sentido, Portugal não pode ser considerado um país pobre, bem pelo contrário."
"Na França, Hollande está com grandes dificuldades. A Europa tem muitos lideres incapazes que não compreendem que é preciso acabar com a austeridade. Mas chegará o dia de perceberem o abismo onde estão a cair."
"Thatcher e o seu correligionário Reagan, foram quem lançou o neoliberalismo e o conceito imbecil do valor do dinheiro. Foi o que nos levou à crise actual e ao tremendo desastre que está realmente em curso."
"O ultraconservadorismo que alastrou a partir da Grã-Bretanha, acabou por destruir os partidos europeus que fundaram a Europa comunitária: os sociais-democratas e os democratas-cristãos."
"Em Angola a guerra civil passou. O governo está a evoluir e precisa de ajuda. Como anticolonialista sempre lutei pela paz."
"O papa Francisco é uma figura extraordinária que não gosta da austeridade e para quem o capitalismo é selvagem."
"Critiquei o regresso de Sócrates. Depois compreendi a oportunidade da sua volta. Aprendeu muito com a estadia em Paris. É hoje um outro homem, muito mais culto do que era." 
"O Presidente Cavaco Silva parece que não acredita que há crise. Por isso se permite passar uma semana na Colômbia e no Peru."
"No colégio chamavam-me o lingrinhas. Mas depois, nas prisões e nos exílios, tornei-me mais saudável. Com a doença de agora estive à morte."

Apologia do Buíça Vasco Graça Moura

Sem comentários: